As empresas do offshore, por meio da Associação Brasileira das Empresas de Apoio Marítimo (Abeam), ofereceram uma proposta de reajuste econômico que implica em perdas para os Oficiais e Eletricistas Mercantes. Em reunião realizada nesta segunda-feira, 28 de novembro, na sede do SINDMAR, no Rio de Janeiro, representantes das empresas sugeriram um percentual de reajuste aviltante para os Homens e Mulheres do Mar representados pelo SINDMAR.
A reposição econômica proposta pelas empresas do offshore está abaixo da inflação acumulada no período de referência para a correção, ocasionando perdas que atingem os últimos quatro anos de ganhos salariais que a categoria obteve. As empresas propõem que o ACT vigore somente para o período 2016/2017, sinalizando assim um direcionamento político e estratégico que visa a reposições futuras abaixo do índice de inflação. O SINDMAR, de acordo com seus princípios e a conduta séria e combativa que tem mantido em sua história de lutas, que resultaram nos avanços conquistados para seus representados, de forma clara e objetiva dá o indicativo de não aceitação da proposta oferecida pelas empresas.
A proposta das empresas offshore pode ser observada na Mensagem Circular encaminhada aos representados e representadas do SINDMAR.
Diante de uma proposta tão vexatória, o indicativo é de REJEIÇÃO. Cada marítimo, embarcado ou desembarcado, deverá votar de maneira individual, a partir do seu e-mail particular, até as 12h (doze horas) da próxima segunda-feira, 5 de dezembro, indicando o nome da embarcação, o seu nome completo, categoria/função, data e o seu voto, se opta por “sim” ou “não”. Os votos deverão ser encaminhados para os e-mails acordos@sindmar.org.br, acordos1@sindmar.org.br, acordos2@sindmar.org.br e acordos3@sindmar.org.br e/ou para o nº de Fax do SINDMAR (21) 3125-7640.