Os oficiais e os eletricistas da Asso Marítima que participaram da consulta da Conttmaf finalizada nesta sexta-feira, 12, aprovaram, por unanimidade, a proposta de acordo coletivo de trabalho – ACT oferecida pela empresa.
Antes sem disposição para negociar, a Asso procurou o Sindmar depois que quase todas as suas concorrentes no apoio marítimo assinaram acordos com condições mais atrativas para os trabalhadores.
Depois de discutir as reivindicações com seus representados, o Sindicato enviou uma proposta à empresa e, com diálogo e negociação dos termos, chegou-se a uma minuta consensual que atendeu às reivindicações essenciais dos marítimos, reunindo condições para que fosse submetida à consulta.
O novo acordo terá vigência de dois anos e contempla pontos pleiteados há muito tempo pelos trabalhadores, como a manutenção das cláusulas do ACT anterior e a correção das remunerações em 50,74%, o que corresponde à totalidade da inflação acumulada no período compreendido entre fevereiro de 2016 e janeiro de 2022, medida pelo INPC.
O ACT estabelece uma indenização pela ausência de acordo nos últimos anos, tanto para trabalhadores ativos quanto para aqueles desligados da empresa, no valor de até uma remuneração e meia, proporcional ao período trabalhado entre 2016 e 2022.
O vale-alimentação teve um reajuste 22% superior à correção da inflação do período em aberto e o aumento no valor da ajuda de custo de embarque/desembarque também superou o índice inflacionário, em 4%. Além disso, houve a inclusão de remunerações mais elevadas, específicas para embarcações do tipo SDSV, que não constavam do ACT anterior.
Com significativa participação em todo o processo que desaguou na aprovação ao acordo, os marítimos celebram o ingresso da Asso Marítima no rol das empresas que têm ACT vigente com o Sindmar e buscam praticar condições de trabalho justas e salários compatíveis com as responsabilidades dos oficiais e dos eletricistas mercantes.
O Sindmar acredita que outros avanços poderão ser buscados a partir da próxima negociação, desde que se mantenha a disposição para a luta coletiva, com disciplina e em sintonia com a organização sindical, uma vez que os avanços nas relações de trabalho são conquistados gradativamente, evoluindo-se a cada negociação na construção de condições justas e adequadas ao desempenho da atividade marítima.
Um Sindicato forte é a maior garantia que podemos ter para continuar avançando.
Acesse o ACT da Asso Marítima.