Após reunião virtual com representantes da Norsul, o Sindmar e os sindicatos coirmãos, coordenados pela FNTTAA e pela Conttmaf, decidiram iniciar o processo de consulta à proposta de acordo coletivo de trabalho – ACT 2020/2022.
Na reunião anterior, a proposta da empresa não alcançou condições razoáveis para ser enviada para a apreciação dos trabalhadores e foi rejeitada em mesa de negociação, conforme explicado na mensagem circular 02/2020.
Após novo diálogo, houve um avanço significativo na proposta, que terá vigência de dois anos e traz reajuste remuneratório e de itens econômicos como vale-alimentação, ajuda de custo e bolsa-escola com reposição integral da inflação no primeiro ano.
Já para o segundo ano de vigência, a proposta econômica apresenta maior previsibilidade e ganho real. Além disso, a Norsul concordou em oferecer tratamento isonômico na concessão de ajuda de custo de cabotagem e de adicional químico para as categorias que ainda não recebiam essas rubricas.
A representação sindical acredita que foram registrados avanços importantes em relação à proposta anterior, alinhados ao que a Norsul negociou este ano em acordos de outros segmentos da navegação.
Cabe lembrar que nos últimos anos, a legislação trabalhista tem sido fragilizada sistematicamente. Nesse cenário, a preservação de cláusulas no ACT representa maior segurança nas relações de trabalho e continuidade dos direitos conquistados.
Após considerar os avanços obtidos, a orientação das entidades sindicais é pela aceitação da proposta.
O processo de consulta está sendo coordenado pela nossa Confederação. Marítimos embarcados deverão proceder conforme orientações disponíveis no “passo a passo da votação a bordo”.
Quem estiver desembarcado, deverá enviar o seu posicionamento a partir de seu e-mail particular e informar o seu nome completo, categoria/função, o voto (Sim ou não) e lotação (Navio) para o e-mail act@conttmaf.org.br
Saiba mais sobre as cláusulas da proposta de ACT na mensagem circular Sindmar-Norsul 03/2020 enviada nesta terça-feira, 13 de outubro.