O SINDMAR e sindicatos marítimos coirmãos, filiados à Federação Nacional dos Trabalhadores Aquaviários e Afins (FNTTAA) e à Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aquaviários e Aéreos, na pesca e nos Portos (CONTTMAF) se reuniram, nesta segunda-feira, 23 de maio, com os representantes da Transpetro, para discutir o texto proposto pela empresa para o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT).
Os dirigentes sindicais apontaram equívocos na redação de várias cláusulas e, também, pediram esclarecimentos sobre algumas mudanças no texto. A Transpetro se comprometeu a fazer as correções e adequações necessárias e reencaminhar o texto à análise dos sindicatos. Assim que isto ocorrer, nova reunião será realizada.
Até esta data, a Petrobras não encaminhou o texto para o Acordo Coletivo de Trabalho para que também seja verificado.
É importante destacar que as Entidades Sindicais Marítimas reafirmam seu compromisso em assinar os dois ACTs ao mesmo tempo, caso sejam aprovados, após a usual e ampla consulta junto aos seus representados e representadas.
O Comando Nacional de Mobilização (Conamo) alerta, mais uma vez, que a greve não foi encerrada, apenas suspensa. E recomenda a todos os marítimos que continuem atentos e mobilizados, pois, considerando o comportamento recente da empresa, não está descartada a hipótese de que seja necessário retomarmos o movimento de paralisação.
Leia na íntegra a Mensagem Circular do CONAMO.