Marítimo, vote Não!
Após reuniões de negociação visando aos Acordos Coletivos de Trabalho (ACTs) de 2015, entre o SINDMAR, sindicatos marítimos coirmãos e representantes da Petrobras e da Transpetro, nas quais foram colocadas em pauta e discutidas todas as reivindicações dos marítimos e, em sequência, apresentadas as propostas das empresas, que não trouxeram sequer a reposição das perdas com a inflação acumulada, além de não avançarem nas questões consideradas prioritárias neste momento conturbado, o SINDMAR tem realizado visitas aos navios da Transpetro com o objetivo de informar diretamente às tripulações o andamento destas negociações.
Diante da possibilidade iminente de venda de participação e de ativos da Transpetro, o SINDMAR tem procurado conscientizar sobre as graves ameaças que pesam sobre os postos de trabalho marítimos e sobre a própria empresa, defendendo a mobilização e a participação de todos os marítimos na consulta que está sendo feita a respeito das propostas apresentadas pelas empresas.
É preciso ressaltar, novamente, que estas propostas não contêm qualquer avanço coletivo significativo e trazem claro prejuízo ao nosso pessoal representado, tanto em terra, quanto no mar e, em especial, aos aposentados do sistema Petros. E, por tudo isto, é preciso rejeitá-las firmemente para que a voz dos trabalhadores marítimos seja ouvida!
Com o apoio legítimo de todos os seus representados e representadas, o SINDMAR e sindicatos coirmãos continuarão a lutar pelo avanço dos pontos considerados cruciais para garantir a proteção dos empregos e a isonomia entre Transpetro e Petrobras.
Nas duas últimas semanas, os representantes do SINDMAR visitaram os navios Potengi, Lindoia, Guaporé, Rômulo Almeida, Sérgio Buarque de Holanda, Livramento, Gurupá, Nara, Nordic Rio, Henrique Dias, Pedreiras, Diva, Nilza, Grajaú, Gurupi, José do Patrocínio, Guarujá, Barbosa Lima Sobrinho, Tangará, Navion Stavanger , Navion Bergen, Navion Gothenburg, Anita Garibaldi, Marta, Lorena BR, Neusa, Cartola, Pirajuí, Maísa, Ataulfo Alves e André Rebouças. As visitas continuarão durante o feriado de carnaval.
O SINDMAR lembra que o prazo para votar sobre as propostas, na consulta que está sendo realizada, termina ao meio dia desta quarta-feira de cinzas. O voto, por e-mail, é sigiloso e pode ser exercido por todas as categorias profissionais, estando o marítimo embarcado ou terra, em repouso, férias, licença médica, treinamento, recebimento de navio novo ou qualquer outra situação.
Durante o carnaval, não haverá expediente na sede e nas delegacias do SINDMAR, mas os votos serão recebidos, normalmente, até o meio-dia da quarta-feira de cinzas. Saiba como votar, lendo a mensagem circular do SINDMAR enviada nesta quinta-feira, 4 de fevereiro, a todos os seus representados e representadas com vínculo com a Petrobras e com a Transpetro.
Marítimo, diga NÃO às propostas da Petrobras e da Transpetro para o ACT 2015!