Devido à suspensão temporária do pagamento de Participação de Lucros e Resultados (PLR) aos trabalhadores da Petrobras e aos da Transpetro, que ocorreria agora, as empresas decidiram antecipar o pagamento da primeira parcela do 13º salário de 2015, que será paga nesta segunda-feira, 19 de janeiro.
Questionadas pelo SINDMAR sobre a medida, tanto a Petrobras como a Transpetro informaram que a antecipação da primeira parcela do 13º salário, será feita a todos os funcionários do corpo funcional marítimo, exceto àqueles que se opuserem à medida, já que há quem prefira receber este adiantamento mais à frente, como de praxe. Neste caso, quem não quiser receber o adiantamento de parte do 13º salário, deve comunicar isto ao RH das empresas.
Valores incorretos
Alertado que os valores previstos pela Petrobras para o adiantamento da primeira parcela do 13º salário não estariam corretos, o SINDMAR cobrou uma posição à empresa, que admitiu o erro e informou que, nos casos em que forem identificadas incorreções, as diferenças serão pagas no próximo dia 26 de janeiro, juntamente com a remuneração mensal. E estes valores de diferenças poderão ser visualizados a partir desta quarta-feira, dia 21, pela Intranet da empresa. O problema relatado refere-se exclusivamente à Petrobras.
Ainda sem resultados
No último dia 9, a Petrobras comunicou a impossibilidade de efetuar o pagamento da Participação de Lucros e Resultados (PLR) em função do adiamento da divulgação do balanço financeiro do terceiro trimestre. “Como já foi amplamente divulgado, a Petrobras ainda não apresentou os resultados do 3º trimestre de 2014, o que deve ocorrer neste mês, sem o relatório de revisão do auditor externo. Esse e outros fatores impossibilitam que a companhia negocie a PLR 2014 com os sindicatos neste momento”, informou a empresa.