A prefeita de Angra dos Reis, Conceição Rabha, recebeu na tarde de quarta-feira, dia 14, dirigentes da Technip (operador portuário da cidade) e o secretário de Atividades Econômicas, Marcelo Oliveira, para confirmação da participação do Porto de Angra em um grande projeto da Petrobras, o Rota 3.
Serão transportadas até a cidade cerca de 100 mil toneladas de tubos de aço, destinados à construção de um gasoduto para o escoamento do gás natural extraído da camada do pré-sal da Baía de Santos. A operação começou agora em outubro e seguirá até junho de 2017. “Em um cenário de crise econômica nacional isso é extremamente positivo para todos”, afirmou a prefeita.
O gasoduto terá quase 300 quilômetros de extensão, interligando as cidades de Franco (SP) e Maricá (RJ). Com isso será garantido o escoamento do gás natural extraído da camada do pré-sal da Baía de Santos até o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), localizado em Itaboraí (RJ). “O Porto de Angra dos Reis será a base logística para receber, armazenar e depois embarcar essa carga”, informou o Diretor Executivo do Porto, Robson Rangel. Ele agradeceu o apoio da prefeita, que vem buscando parcerias e mais recursos para a cidade.
Os tubos destinados à construção do gasoduto e outros equipamentos estão sendo transportados, gradativamente, por rodovia, até o Porto de Angra, onde parte será armazenada. A Technip também usará uma área própria na cidade de Itaguaí para isso. Em outra etapa da movimentação, tudo será carregado em embarcações que atracarão em Angra dos Reis. A empresa ainda não fez a estimativa do aumento de receitas tributárias que a atividade irá gerar para os municípios envolvidos.
Fonte: Angranews