
112ª sessão do Comitê Jurídico da IMO
O Sindmar fez parte da delegação da ITF que atuou na 112ª sessão do Comitê Jurídico (LEG) da Organização Marítima Internacional (IMO), realizada na última semana, em Londres, a qual reuniu especialistas para debater temas importantes para a gente do mar.
Gustavo Menezes, coordenador da campanha contra bandeiras de conveniência do Sindmar (à direita na primeira foto), representou a entidade no encontro.
Na pauta de discussões entraram questões relacionadas à HNS de 2010 – convenção internacional sobre o transporte de substâncias perigosas por mar – e o tratamento justo a marítimos detidos por suspeita de cometimento de crimes.
“Infelizmente, incidentes de tratamento injusto dado a marítimos estão aumentando, representando um desafio significativo para a sustentabilidade do transporte marítimo. Esses casos não apenas minam o moral dos marítimos, mas também desencorajam os jovens talentos a seguir uma carreira no mar”, disse o secretário-geral da IMO, Arsenio Dominguez, durante a abertura da sessão.
Os participantes também abordaram propostas para garantia financeira em caso de abandono de marítimos e responsabilidades dos armadores em relação a reivindicações contratuais por danos pessoais ou morte, entre outros assuntos.