Nesta terça-feira, 10, representantes da Conttmaf se reuniram no Centro do Rio de Janeiro com gerentes do departamento de Logística de E&P e Offshore (LOEP Offshore) e de Operações Marítimas da Petrobras para discutir temas ligados às condições laborais no setor de apoio marítimo, no qual a estatal é a maior contratante em nosso país.
O encontro contou com a participação de Carlos Müller, presidente do Sindmar e da Conttmaf; José Válido, segundo-presidente do Sindmar e diretor para Assuntos de Gente do Mar da Conttmaf; e Gustavo Menezes, coordenador da Campanha contra Bandeiras de Conveniência. Pela Petrobras, estiveram presentes Vaney Cunha, gerente geral de Logística de LOEP Offshore; Diego Agra Mendes, gerente de Recursos Logísticos Offshore; e Thiago Nascimento Rocha, gerente de LOEP Offshore e Operações Marítimas.
Entre os principais pontos debatidos, o registro de horas trabalhadas, que deve ser feito a bordo, somente quando o profissional estiver embarcado; as previsões dos acordos coletivos de trabalho no setor; a preocupação com os quantitativos de tripulantes estabelecidos nos cartões de tripulação de segurança (CTS), considerados pela Conttmaf insuficientes para atender às demandas de segurança e operação na atualidade; e a investigação de acidentes no apoio marítimo, com a proposta de maior envolvimento dos Sindicatos na apuração de acidentes graves.
Como resultado, ficou definido um compromisso de realizar reuniões trimestrais para acompanhar as questões debatidas e buscar soluções conjuntas. O segundo encontro está agendado para fevereiro de 2025, com reuniões subsequentes em maio, agosto e novembro. A próxima reunião ocorrerá na sede da Petrobras, por convite da companhia.
Ao final do encontro, os representantes da Petrobras participaram de visita guiada ao Centro de Simulação Aquaviária (CSA) da Fundação Gente do Mar (FGMar).