Nesta quinta-feira (21), a Conttmaf participou na reunião de instalação do Comitê Geral de Gênero e Diversidade do Setor Aquaviário, grupo criado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). O evento foi realizado na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Distrito Federal.
Segundo a Antaq, a iniciativa busca “aumentar a equidade de gênero fomentando o debate e o desenvolvimento das ações concretas destinadas à promoção da diversidade e da inclusão no setor portuário e marítimo”.
A Conttmaf foi convidada para integrar o comitê e designou a diretora para Assuntos de Gênero e Juventude, Lorena Silva (a primeira à direita na foto), como representante das entidades sindicais marítimas.
Para ela, o comitê é uma oportunidade de debater, juntamente com as demais integrantes do grupo, o estabelecimento de políticas públicas que atendam à diversidade de profissionais que trabalham embarcados, e não apenas aquelas voltadas para o público masculino.
“A participação da Conttmaf nesse comitê é de suma importância para apresentarmos, principalmente, o ponto de vista das trabalhadoras do setor e fazer proposições que podem resultar em políticas públicas que ajudem a aumentar a participação feminina no ambiente laboral”, destacou Lorena, que também é integrante do Sindmar Mulheres – iniciativa do Sindmar para o desenvolvimento de ações visando a valorização de suas representadas no trabalho embarcado.
Conforme publicado pela Antaq, o Comitê abrange o Ministério de Portos e Aeroportos, a Marinha do Brasil, a Confederação Nacional do Transporte (CNT), a Confederação Nacional da Indústria (CNI), a Confederação Nacional da Agricultura (CNA), a CONTTMAF, a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), o Pacto Global Brasil e a ONU Mulheres Brasil.