O Sindmar divulgou na terça-feira (3) o resultado da consulta destinada a oficiais e a eletricistas vinculados à Belov. Conforme apuração da Conttmaf, 98% dos votos indicaram aceitação da proposta de acordo coletivo de trabalho (ACT) para os períodos 2023/2024 e 2024/2026.
A aprovação vem após rejeição de uma proposta anterior, a qual não deixava claros os critérios referentes ao pagamento do Bônus Operação. O item acabou sendo substituído pela proposta de pagamento do Prêmio Diária de Embarque, que já era praticado para estimular o embarque em navios de menor porte, mas ainda não tinha registro em ACT.
Como esclareceu o Sindicato ao colocar a proposta em votação, a vantagem desse registro é que o pagamento da diária deixa de ser uma liberalidade da empresa e torna-se um direito obtido na negociação coletiva, dando maior segurança jurídica e econômica para os trabalhadores.
A representação sindical destaca que os avanços obtidos com a proposta atual compõem um vigoroso pacote de proteção laboral aos marítimos, ampliando o conjunto das práticas previstas em ACT.
O Sindmar ressalta, ainda, a importância da conquista de avanços econômicos como auxílio-creche, ganho real nos salários para o segundo ano de vigência e ganho real significativo no vale-alimentação e na ajuda de custo.
Saiba mais na proposta aprovada.