A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aquaviários e Aéreos, na Pesca e nos Portos (Conttmaf) concluiu nesta sexta-feira (2) a apuração dos votos referentes às propostas de acordo coletivo de trabalho (ACT) das empresas Dof e Norskan, as quais tiveram 57% de aceitação.
Conforme observado em mensagem circular do Sindmar, a maior parte das cláusulas permanece inalterada e apresenta condições significativas em termos de remuneração e benefícios que compõem um importante pacote de proteção laboral para os marítimos representados pelo Sindmar.
Foram aprovados o ACT 2023/2024 e o ACT 2024/2026. O primeiro assegura itens econômicos significativos já existentes nos acordos anteriores que terão aplicação do INPC acrescido de 0,29% de ganho real retroativamente a fevereiro de 2023.
Já para o ACT 2024/2026, a partir deste mês de fevereiro de 2024 há 2% de ganho real, além do INPC acumulado no período, bem como a garantia de elevação no enquadramento de algumas embarcações e na redução do tempo necessário para a mudança de nível salarial.
No segundo ano, a partir de fevereiro de 2025, haverá aplicação do INPC mais 1% de ganho real. Além disso, os ACT garantem reajustes nos valores do vale-alimentação e da ajuda de custo de deslocamento.
Saiba mais acessando as propostas de ACT na íntegra.