O presidente do Sindmar e da Conttmaf, Carlos Müller, esteve com o Diretor de Portos e Costas, vice-almirante Sérgio Renato Berna Salgueirinho, na quarta-feira (29), em Brasília, ocasião em que pediu uma solução para que os marítimos possam renovar os seus certificados de competência em tempo razoável e com previsibilidade da data de entrega.
Além disso, ele sugeriu a padronização do procedimento nas capitanias em todo o Brasil. Segundo Müller, a demora na renovação de certificados tem causado transtornos ao nosso pessoal, que vem correndo o risco de não poder embarcar sem a documentação exigida.
O diretor de portos e costas informou que está sendo finalizado um novo procedimento, o qual autorizará a antecipação do período em que pode ser feita a solicitação da renovação, além da prorrogação do certificado caso ele não seja devolvido ao marítimo no tempo correto.
O departamento de Educação e Formação Profissional do Sindmar, desde o fim da pandemia, vem oferecendo sugestões para melhorar o processo de renovação de certificados e cobrando solução para este problema.
A representação sindical fica no aguardo das informações a respeito deste novo procedimento.