O Sindmar assinou, na última quarta-feira, 1º de novembro, o acordo coletivo de trabalho (ACT 2023/2025) destinado a oficiais e eletricistas vinculados às empresas Pan Marine e Maré Alta.
De acordo com a apuração feita pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aquaviários e Aéreos, na Pesca e nos Portos (Conttmaf), o resultado da votação indicou que 85% dos marítimos votaram aprovando a proposta.
Em mensagem circular, a representação sindical marítima informou que os dois acordos firmados – 2023 e 2023/2025 – proporcionam condições específicas e ajustam a data-base.
A mudança da data-base para 1º de setembro, a reposição integral da inflação pelo INPC, o ganho real nos salários, o reajuste do vale-alimentação e o desmembramento da cláusula do regime de trabalho estão entre os avanços conquistados no ACT.
Além disso, o acordo assegura o ganho real de 2% ou mais a partir da nova data-base, que teve incorporado a ela o pagamento da etapa. A gratificação operacional teve a sua redação aprimorada e ampliada. Também ficou definido que os desembarques após as 16h devem ser considerados como dobra.
Saiba mais na proposta aprovada.