Conforme previsto em acordo coletivo de trabalho assinado entre os sindicatos marítimos e a Transpetro, a empresa informou à Conttmaf que a folha de pagamento do próximo dia 10 já deverá refletir o Plano de Cargos e Remuneração (PCR) implantado para os marítimos subalternos. No dia 25 de junho, deverá ser pago o valor retroativo à 1º de janeiro de 2023.
O diretor da Conttmaf e segundo-presidente do Sindmar, José Válido da Conceição, ressaltou o caráter histórico da conquista reivindicada pelos marítimos desde o fim do século passado.
“É um avanço que deve ser comemorado e valorizado por todos, pois lutamos pelo PCR desde 1999, pouco depois de a Transpetro ser criada. Esta, certamente, é uma das mais importantes conquistas do movimento sindical marítimo brasileiro”, celebrou Válido.
Cabe lembrar que, inicialmente, a Transpetro havia oferecido, em mesa de negociação, um PCR destinado apenas a oficiais. Diante da recusa da representação sindical marítima, a empresa se comprometeu a elaborar, também, um plano para a guarnição, que está se concretizando agora.