Em sua primeira visita oficial à América Latina e Caribe, o diretor-geral da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Gilbert F. Houngbo, reuniu-se nesta segunda-feira (17) com representantes das seis principais centrais sindicais brasileiras: CUT, Força Sindical, CTB, UGT, NCST e CSB.
O secretário adjunto de relações internacionais da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil e presidente do Sindmar, Carlos Müller, participou da reunião representando a CTB. Também estiveram presentes o conselheiro principal de Houngbo, Chad Blackman, o diretor do escritório da OIT no Brasil, Vinicius Pinheiro, e o representante dos trabalhadores do Brasil no Conselho de Administração da OIT, Antônio Lisboa.
Foram discutidos temas como a retomada do diálogo social, legislação trabalhista, trabalho em plataformas, valorização do salário mínimo, Convenção nº 190 (sobre assédio e violência no mundo do trabalho), Convenção nº 156 (sobre igualdade de oportunidades e de tratamento para homens e mulheres trabalhadores) e o protocolo que atualiza a Convenção nº 29, que trata do combate à escravidão moderna.
O diretor-geral agradeceu às centrais sindicais brasileiras pela participação na recente sessão do Conselho de Administração da OIT, que tratou do lançamento, em breve, da Coalizão Global pela Justiça Social, entre outros temas.
A Coalizão será discutida durante a Conferência Internacional de Trabalho, em junho de 2023, e atuará como uma plataforma para elevar o debate político sobre justiça social e para enfrentar os desafios que atualmente afetam o mundo do trabalho.
Ela também buscará contribuir para redução e prevenção das desigualdades e para garantir que a justiça social seja priorizada na elaboração de políticas e atividades nacionais e mundiais, na cooperação para o desenvolvimento e nos acordos financeiros, comerciais e de investimento.
De nacionalidade togolesa, Gilbert F. Houngbo assumiu a direção geral da OIT em outubro de 2022 e é o primeiro africano a ocupar esta posição. A sua vinda ao nosso país marca também o início da celebração dos 70 anos de presença da OIT no Brasil.
Fonte: OIT Brasil