A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aquaviários e Aéreos, na Pesca e nos Portos (Conttmaf) concluiu nesta sexta-feira, 17, o processo de consulta referente à proposta de acordo coletivo de trabalho (ACT) oferecido pela Norsul (Navios). De acordo com a apuração, 72% dos marítimos que votaram, aceitaram a proposta.
Entre as conquistas obtidas estão a vigência de dois anos, o reajuste em itens de remuneração pelo INPC mais ganho real e aplicação de correção para categorias que se encontram com os rendimentos defasados.
Outras cláusulas importantes foram garantidas, como o aumento dos valores do ticket-alimentação, da ajuda de custos para despesas com viagem e da bolsa-escola.
Em mensagem circular, a Conttmaf destaca, ainda, a manutenção da remuneração e do ticket-alimentação por até 60 dias nos casos de afastamentos superiores a 15 dias por motivo de doença, e por até 90 dias em função de acidente de trabalho – mesmo para os colaboradores aposentados.
Além destas conquistas, a representação sindical marítima conseguiu garantir o pagamento de gratificação de 100% da remuneração mensal a partir do 71 º dia embarcado, a alteração da cláusula do regime de embarque para 60×60, o pagamento proporcional aos dias em que o tripulante permaneceu em quarentena, em hotel, à disposição da empresa, bem como o compromisso de inserir na negociação do próximo ACT uma cláusula de indenização de 30 dias pelo gozo de férias no período de folga.
Saiba mais detalhes na minuta do ACT aprovado.