Marítimos vinculados à Mercosul Line aprovaram a proposta de acordo coletivo de trabalho (ACT 2022/2023) com 81% de aceitação, de acordo com apuração encerrada nesta quarta-feira, 28, pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aquaviários e Aéreos, na Pesca e nos Portos (Conttmaf).
Em mensagem circular, a representação sindical destaca os avanços obtidos na última mesa de negociação e observa que, embora a proposta tenha vigência de apenas um ano – de 1º de setembro de 2022 a 31 de agosto de 2023 –, ela evoluiu no aspecto econômico.
Os avanços alcançados garantem o pagamento de bônus equivalente a 10 semanas de remunerações – o que gerará um incremento significativo no composto remuneratório anual – e o pagamento de vales refeição e alimentação extras no mês de dezembro de 2022, além de ganho real no reajuste deste último.
Os demais itens da proposta anterior foram mantidos. Entre eles, o reajuste de todas as gratificações pelo mesmo percentual de reajuste da remuneração, aumento de soldada-base incorporando algumas rubricas da composição salarial e gratificação de gestoria.
Saiba mais na proposta de ACT aprovada.