Oficiais e eletricistas aprovaram as propostas de acordo coletivo de trabalho (ACT) 2020/2021 e 2022 da New Fortress Energy (NFE) com 57% de aceitação, conforme resultado divulgado nesta segunda-feira, 5, pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aquaviários e Aéreos, na Pesca e nos Portos (Conttmaf).
Em relação à proposta anterior, a empresa apresentou avanços nos valores do vale-alimentação e da ajuda de custo para embarque e desembarque. No entanto, a reivindicação dos marítimos, de redução do tempo de embarque, não foi contemplada e será mantida na pauta para discussão na próxima data-base, o que deve ocorrer na gestão da nova empresa que está assumindo o controle.
Na avaliação da representação sindical, a vigência de dois anos do ACT 2020/2021 regulariza as condições laborais para um período passado que já se prolongava por três anos em função de sucessivas alterações no controle da empresa, em um tempo em que não houve predisposição patronal para a negociação de uma proposta que reunisse condições de ser colocada em consulta.
Já o acordo de 2022, com um ano de validade, consolida conquistas obtidas ao longo dos anos, mantém as cláusulas e prevê reajuste com reposição da inflação e algum ganho real, com a possibilidade de buscar avanços na data-base que se aproxima.
As tabelas contemplam a correção, retroativamente, da inflação dos períodos com 4,48% para 2020, 5,45% para 2021 e 10,16% para 2022. Para os valores de vale-alimentação e ajuda de custo, o ganho real, acima da inflação, é de 17,62% e 25,12%, respectivamente.
Saiba mais na proposta aprovada.