Não é de hoje que oficiais e eletricistas reclamam dos abusos cometidos pela Galáxia Marítima na relação de trabalho e das diferenças nas remunerações praticadas pela empresa sem a concordância do Sindmar. Os trabalhadores já vinham externando o desejo de que a empresa regularizasse a relação laboral por meio da assinatura de acordo coletivo de trabalho – ACT e, nas últimas semanas, intensificaram o contato com o Sindicato, deixando claro que a situação não é mais suportável.
Nesta sexta-feira, 30 de julho, a Conttmaf concluiu o processo de consulta sobre o que os oficiais e eletricistas da Galáxia Marítima estariam dispostos a fazer para conquistarem um ACT com condições justas. Daqueles que votaram, 93,3% rejeitaram o acordo oferecido pela Abeam e apoiaram a autorização do estado de greve, resultado que deixa clara a disposição em todas as embarcações da empresa para mobilização efetiva.
Considerando o histórico de abusos praticados pela Galáxia Marítima e atendendo à vontade dos seus representados, o Sindmar informa que convocará assembleia geral extraordinária para autorizar a decretação do estado de greve, com poderes para a diretoria decidir sobre a paralisação coletiva da prestação de serviços na empresa.
Antes disso, mantendo-se aberto ao diálogo e disposto a buscar um acordo com condições justas de forma negociada, o Sindmar enviará à empresa uma proposta de ACT, dando a ela oportunidade de se dispor a negociar na direção de um consenso para a assinatura do acordo.
Confira a totalização dos votos na mensagem circular.