Após o Sindmar ter sido procurado por representantes da Associação Brasileira das Empresas de Apoio Marítimo – Abeam, na tarde desta terça-feira, 19, foi realizada uma reunião, por videoconferência, para tratar do acordo coletivo de trabalho – ACT.
Os representantes da Abeam e das empresas offshore associadas informaram que pretendem retomar a negociação do ACT, apresentando informalmente uma proposta cuja minuta exibida na tela não trazia valores preenchidos.
Como nada foi entregue por escrito, o Sindmar não tem condições de avaliar os detalhes do conjunto de cláusulas desta proposta. A princípio, o que se pôde notar é que o texto não contempla as reivindicações básicas dos oficiais e dos eletricistas para o acordo.
O Sindmar reiterou que se mantém aberto ao diálogo franco e disposto à negociação, reforçando a necessidade de que as empresas alcancem uma proposta com a reposição da inflação de todo o período e a manutenção das cláusulas do ACT anterior, e que esta seja apresentada por escrito.
A Abeam informou que encaminhará proposta formalmente até sexta-feira, após discutir as ponderações feitas pelo Sindmar com as empresas associadas. Se isso acontecer, o Sindmar poderá apresentar a proposta aos seus representados, inicialmente àqueles que já estão em estágio mais avançado de mobilização.
O Sindmar recomenda aos seus representados e representadas do offshore que continuem atentos e mobilizados, em sintonia com as orientações fornecidas. O comportamento das empresas não leva a crer que oferecerão uma proposta de ACT em condições justas e sem perdas aos oficiais e aos eletricistas, o que exigirá perseverança e disposição do nosso pessoal para lutar coletivamente para que a relação de trabalho seja respeitada.
Leia a íntegra da mensagem circular enviada pelo Sindmar.