O SINDMAR solicita aos Comandantes dos navios da Mercosul Line que reúnam os Oficiais e os Eletricistas vinculados à empresa para discutirem a proposta de Acordo Coletivo de Trabalho – ACT que foi apresentada e procedam à votação. O prazo para envio dos votos e até as 12h do dia 30 de maio e o indicativo é de aprovação.
É uma proposta basicamente econômica, que estabelece a manutenção das condições do ACT anterior, garantindo cláusulas negociadas e pactuadas nos acordos anteriores. Essas cláusulas incorporam avanços na relação de trabalho que foram obtidos ao longo dos anos, em especial o regime de embarque 1 x 1, assistência médica e odontológica, vale alimentação, abono pecuniário e previdência privada.
A proposta prevê a vigência de dois anos, um pleito do SINDMAR para que não haja possibilidade de um período descoberto, sem a proteção do ACT. Além disso, diante dos desafios impostos aos trabalhadores pela reforma trabalhista, ter condições laborais e remuneratórias estabelecidas para um período de dois anos oferece maior segurança diante de um cenário econômico que aponta para um horizonte de muitas dificuldades para os trabalhadores brasileiros.
A proposta econômica para o primeiro ano de vigência do ACT garante a reposição da inflação, evitando a possibilidade de perdas e mantendo as remunerações em linha de progressão. E a proposta econômica para o segundo ano de vigência do ACT traz um ganho real, que representa um avanço, com crescimento remuneratório.
Desde meados de 2018, os Sindicatos vêm negociando o Acordo Coletivo de Trabalho com a Mercosul Line e a proposta inicial da empresa não foi aceita. A empresa preferiu passar alguns meses sem avançar na negociação, insistindo em oferecer proposta que não alcançava as condições necessárias para ser apresentada aos nossos representados e representadas. Os Sindicatos insistiram em manter as condições de trabalho de seus representados em patamar justo e buscando avanços na proposta da empresa.
Apesar de atuar num segmento em forte expansão, a Mercosul argumenta, sem que nos sensibilize, que sua atuação no transporte de cabotagem no Brasil ainda é pequena, contando com quatro navios porta-contêineres de médio porte, acusando dificuldades enfrentadas com a concorrência do segmento. O SINDMAR tem clareza de que não há concorrência no setor de transporte de contêineres, como afirmam. Há, pelo contrário, um pool entre as empresas do setor, configurando claro oligopólio em cenário extremamente confortável para os armadores, como poucas vezes visto.
O SINDMAR não ignora o anseio de seus representados vinculados à Mercosul em verem acelerada a assinatura do ACT. Apesar de tímida, a proposta econômica da empresa mantém uma política de reposição da inflação com algum ganho real, que segue a lógica de reajuste oferecido nas últimas negociações, reunindo, assim, as condições mínimas para ser posta em votação. Os Sindicatos marítimos consideram improvável que, a partir de agora, qualquer avanço seja obtido em mesa de negociação. Por isso, levando em conta as condições oferecidas, o entendimento é pela aceitação da proposta.
Leia a mensagem circular com mais informações sobre a proposta e o procedimento de votação.