As Entidades Sindicais filiadas à Federação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aquaviários e Afins – FNTTAA estão cobrando da Mercosul Line a entrega da minuta registrando as cláusulas que foram discutidas nas reuniões visando ao Acordo Coletivo de Trabalho – ACT 2018/2020.
Em outubro, após longa negociação na qual os Sindicatos se recusaram a aceitar um ACT com perdas para seus representados, a Mercosul Line chegou a uma proposta, em mesa, com possibilidade de ganho real. As Entidades Sindicais informaram à empresa que, após a entrega da minuta registrando corretamente os pontos consensuados, seria possível iniciar processo de consulta aos seus representados, para aceitação ou recusa da proposta.
Alegando que seu setor jurídico está preparando o documento que será enviado aos Sindicatos, passados dois meses, a Mercosul ainda não apresentou a minuta da proposta, demonstrando descaso com a relação laboral mantida com seus empregados marítimos, .
O SINDMAR recomenda aos Oficiais e Eletricistas vinculados à Mercosul Line que se mantenham atentos e sintonizados com o seu Sindicato, tendo em vista que os armadores costumam respeitar trabalhadores marítimos que demonstram unidade e disposição para lutar por boas condições de trabalho.
Leia a íntegra do Ofício enviado pela FNTTAA à Mercosul Line