A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aquaviários e Aéreos, na Pesca e nos Portos – CONTTMAF, cumprindo determinação da organização sindical marítima brasileira a ela filiada, iniciou hoje consulta às tripulações dos navios e embarcações offshore sobre paralisação dos serviços a bordo, inicialmente por 24 horas, a partir das 7 h da próxima segunda-feira, 28 de maio, em apoio aos caminhoneiros.
Em nosso país, as políticas para setores estratégicos não são objeto de interesse do governo. Entre esses setores está o de transporte marítimo, que sofre de absoluta desatenção. Não há qualquer política pública visando a uma Marinha Mercante brasileira autêntica, que promova adequada proteção ao trabalho dos marítimos nacionais e suporte à infraestrutura necessária para que ela subsista. A verdade é que estamos à mercê de um governo insensível às necessidades do povo brasileiro, condicionado a atender exclusivamente aos interesses do mercado financeiro, favorecendo rentistas, banqueiros e financistas.
A CONTTMAF entende que deve ser do interesse de todo trabalhador brasileiro, particularmente dos marítimos na cabotagem e no offshore, que os caminhoneiros alcancem seus objetivos, tendo em vista que a disputa é contra a política da atual direção da Petrobras, a principal tomadora de serviços em nosso setor. Além do desmantelamento operacional que já procedeu na estatal, a atual administração segue fatiando-a e entregando-a a preço vil.
A consulta alcançará tripulações de 723 embarcações que operam em águas nacionais e será encerrada nesta sexta-feira, 25 de maio, às 23:59 horas.
Leia a mensagem circular enviada pela CONTTMAF.