O vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Marítimos do Irã (Iran Merchant Mariners Syndicate – IMMS) Saman Rezaie esteve nas sedes do SINDMAR e da Fundação Homem do Mar – FHM para conhecer o trabalho desenvolvido pelas instituições, bem como as instalações do Centro de Simulação Aquaviária – CSA. Rezaie está no Brasil pela 1ª vez e participou do encontro com líderes sindicais marítimos que atuam no Comitê de Segurança Marítima, promovido pela Federação Internacional dos Trabalhadores em Transportes – ITF e SINDMAR no Rio de Janeiro.
Durante a visita ao CSA, o sindicalista iraniano pôde conferir os modernos simuladores aos quais os marítimos brasileiros têm acesso para realizar cursos de capacitação. “As instalações são grandes, ótimas para o treinamento dos marítimos, o que é bom e mostra a força do Sindicato. A atenção que a FHM tem com o treinamento dos marítimos é muito importante! É relevante porque essas instalações ajudam a aumentar a confiança e a reduzir acidentes a bordo”, declarou Rezaie.
Rezaie se mostrou impressionado com a capacidade que os simuladores do CSA possuem em função da alta precisão oferecida pelos sistemas utilizados. Segundo o coordenador da FHM Mário Calixto, a exatidão obtida nas propostas de exercícios dos cursos oferecidos pela FHM reproduzem a realidade. “Para alcançarmos este patamar, desenvolvemos uma boa modelagem matemática. Com isso, chegamos à acurácia, à precisão do simulador. Por trás deste resultado está o trabalho dos profissionais da FHM, pois eles ‘calibram’ o simulador, ou seja, alimentam o simulador com todo seu Know-how”, afirmou Calixto.
Saman Rezaie foi recepcionado pelo diretor de Relações Internacionais do SINDMAR Carlos Müller e por Mario Calixto, que o levaram para um tour pelas salas onde são ministrados os cursos oferecidos pela instituição.