A ITF possui assento na Organização Marítima Internacional – IMO como entidade observadora e representa todas as categorias de marítimos. As reuniões do Comitê buscam discutir as matérias que estão sendo propostas no Maritime Safety Committee da IMO, alinhando ações e posições em defesa dos interesses dos trabalhadores. O Presidente do SINDMAR, Severino Almeida Filho, alertou os demais membros do Comitê para o fato de que, atualmente, a IMO tem mais representado um problema do que oferecido soluções efetivas nas questões de segurança, referindo-se à fadiga a bordo causada pelo excesso de trabalho gerado pela adoção de novas regras.
“Não há neste momento quem mais tenha contribuído para a fadiga a bordo do que a IMO e não sabemos como isso irá acabar. Hoje, além de operarmos os navios, viramos burocratas de bordo, assoberbados com a quantidade de documentação, compromissos, inspeções, vettings etc. O aumento da carga de trabalho, da responsabilidade e da cobrança sobre a Oficialidade aumenta a cada dia. Ao ponto de termos começado a dizer que não se dorme mais a bordo, se desmaia a bordo. E isso tem nos preocupado demais”, argumentou Severino.
Os principais assuntos discutidos nas reuniões do Comitê no Rio de Janeiro incluem o elemento humano, a automação e seu impacto na atividade marítima, a rede marítima anticorrupção e a regulamentação desejada por alguns Estados membros da IMO de pessoal industrial a bordo. Leia mais sobre este assunto nas próximas edições da revista Unificar.