A Federação Internacional dos Trabalhadores em Transportes – ITF e a Confederação Argentina de Trabalhadores do Transporte – CATT divulgaram notas em apoio aos sindicatos que representam os trabalhadores aquaviários brasileiros pelos protestos da última sexta-feira, 28 de abril, durante a greve geral.
Em nota divulgada nas redes sociais, a ITF destacou o posicionamento positivo do Ministério Público, que declarou a legitimidade da greve por se tratar de um direito universal. O Comitê executivo da ITF expressou total apoio aos sindicatos afiliados e à sociedade brasileira que, segundo a instituição, “se mobiliza para lutar e proteger os seus direitos, especialmente os mais jovens, que serão os mais afetados” pelas reformas impostas pelo atual governo.
Já a CATT lembrou que no Brasil, assim como na Argentina, o setor de transporte é fundamental em cada greve nacional que os trabalhadores fazem para reivindicar os seus direitos.
A participação dos trabalhadores aquaviários na greve geral foi decidida em assembleia realizada no dia 24 de abril, na sede da Federação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aquaviários e Afins – FNTTAA, sendo aprovada por unanimidade. Foram realizadas manifestações em diversos pontos do País. No Rio de Janeiro, os aquaviários protestaram em frente à estação das barcas, na Praça XV (foto).