Mais uma vez, a Transpetro não demonstrou como se dará a implantação do regime 1×1 em seus navios. A segunda reunião, realizada no dia 26 de outubro, refere-se ao fórum de debates entre os Sindicatos Marítimos e a Transpetro visando a implantação do regime 1×1 de trabalho e repouso nos navios, com efetiva participação da CONTTMAF, FNTTAA, SINDMAR e demais sindicatos co-irmãos.
A Transpetro limitou-se a apresentar informações superficiais sobre os impactos econômicos na contratação de um número maior de marítimos de todas as categorias caso o regime 1×1 seja implantando imediatamente e a consequente ampliação da folha de salários, mas sem detalhar medidas que pretende tomar para viabilizar o regime de trabalho reivindicado por seus empregados, nem datas para que isso aconteça.
O SINDMAR registrou que é necessário estabelecer objetivos, metas, projeções mais concretas e foi enfático em cobrar que sejam feitos exercícios práticos de implantação do novo regime. Nunca exigimos que o 1 x 1 fosse implantado de um dia para o outro. Entendemos que seja razoável uma implantação gradual, porém é necessário que isso seja avaliado de forma concreta, palpável, sem ficarmos patinando em análises genéricas de números, que não necessariamente podem traduzir a realidade da implantação.
Ao final da reunião, permanece a avaliação do SINDMAR de que a intenção da empresa é de postergar a discussão para a implantação do regime 1 x 1. O Sindicato destacou que a implantação do regime 1 x 1 é uma necessidade não somente para os marítimos, mas também para a existência da Transpetro como empresa de transporte marítimo.
O SINDMAR volta a conclamar a todos os companheiros e as companheiras a manterem-se atentos ao andamento das reuniões e estarem prontos e dispostos a lutar pelo regime 1 x 1. É uma prioridade da qual não se pode abrir mão.
Ficou agendada nova reunião para o dia 8 de novembro de 2016. Mantenham-se em sintonia com o SINDMAR!
Veja a Mensagem circular SINDMAR-Petrobras e Transpetro -51-2016