As entidades sindicais convocam os trabalhadores marítimos a se reunirem, em nova Assembleia Geral Extraordinária Conjunta, para avaliar o andamento das negociações com as empresas filiadas à Associação Brasileira das Empresas de Apoio Marítimo – Abeam e suas propostas de precarizar as relações de trabalho e excluir direitos já consolidados das categorias. Podem participar todos os marítimos das categorias representadas, associados ou não a seus Sindicatos.
A proposta das empresas é desrespeitosa e deixa clara a intenção de impor severas perdas nas relações laborais, desconsiderando cláusulas anteriormente acordadas e propondo a redução da remuneração a valores mínimos. Não há a menor possibilidade de se negociar com as empresas nas bases propostas. Vamos lutar unidos e organizados, TODAS AS CATEGORIAS, para defender nossos interesses.
Na última Assembleia Geral Extraordinária Conjunta, realizada em 6 de abril, ficou decidido que:
1 – As bases para negociação propostas pela Abeam estão rejeitadas e qualquer negociação que se realize deverá ser fundamentada no último Acordo Coletivo de Trabalho – ACT assinado.
2 – Todos os marítimos e marítimas a bordo das embarcações e em terra deverão contribuir na divulgação das informações disponibilizadas pelos Sindicatos de Trabalhadores Marítimos, buscando conscientizar seus pares sobre a necessidade de mobilização efetiva, com unidade e luta em defesa de nossos postos de trabalho, remunerações e benefícios.
3 – Os Sindicatos deverão buscar o reajuste nas remunerações dos marítimos considerando os índices de inflação dos períodos em que os ACT encontram-se em aberto, sem perdas.
A efetiva paralisação das embarcações é a alternativa que resta aos marítimos para alcançarem um ACT justo e assegurarem a manutenção dos salários, dos benefícios e das condições de trabalho. A mobilização coletiva é essencial para que os armadores compreendam que não estamos dispostos a abrir mão daquilo que conquistamos com suor e luta, ao longo de décadas. Demonstrar unidade e luta, agora, representa um caminho melhor do que lutar somente depois de se perder o que se conquistou. Com esse objetivo, vamos construir juntos as bases para um movimento vitorioso.
Seu engajamento na mobilização é fundamental. Participe!
Data: 9 de maio (quarta-feira)
Hora: 9h30
Local: FNTTAA – Av. Passos, 120/ 4º andar – Centro – Rio de Janeiro (RJ)